segunda-feira, 14 de maio de 2012

Clássicos: Pac-man



Esse é um dos pais dos clássicos.
Quem diria que um jogo tão simples pudesse vender tanto. E ainda poder ser o  jogo mais jogado por vários anos seguidos. Sim, Pac-man,a grande febre dos arcades dos anos 80 e 90.
Objetivo era simples: havia pontinhos brancos (comidas) espalhados pela tela, quatro pontinhos maiores (comidas especiais) e quatro fantasmas coloridos. Tudo que você tinha que fazer era pegar todas as comidinhas especiais, fugindo dos fantasmas coloridos. Mas você tem uma vantagem e uma desvantagem, sendo a vantagem: as comidinhas especiais, que permitiam que você comesse os fantasmas por um período de tempo (mas ao serem comidos eles voltavam), fazendo com que eles fujam de você. A desvantagem seria: você esta em um labirinto, então você teria que ter máximo cuidado ao se locomover pela tela. Conforme as fases passavam, a velocidade de locomoção dos fantasmas aumentava, e o tempo de invencibilidade das comidas especiais diminuía, o que torna o jogo sempre emocionante!



Jogabilidade
Nada muito complexo. Simples movimentação, e muita lógica, muita porque qualquer movimento brusco poderia fazer dois ou mais fantasmas te cercarem em um canto da tela. Mas o que traz a emoção do jogo é saber que essa lógica sempre deve ficar mais rápida, afinal, os fantasmas ficam muito rápidos com o passar das fases. Podemos considerar o fato de você estar em um labirinto como outro elemento emocionante também.



Ambiente de jogo
Gráficos bons para a época, mas nada muito complexo. Os sound tracks, ou melhor, o sound track era simplesmente incrível; ouvir ele em qualquer lugar te lembra o jogo imediatamente.



Minha opinião
10 . Simplesmente incrível. Provou que as ideias não precisam ser complexas para ser boas, e o próprio tempo mostrou que os desenvolvedores modernos esqueceram-se disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário